Aspectos teóricos del análisis de la estructura narrativa y su contribución a la organización del conocimiento

Autores/as

  • Gilberto Gomes Candido Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP
  • Larrisa Mello Lima Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP
  • João Batista Ernesto de Moraes Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v19i2.4072

Palabras clave:

Ciencia de la Información y la Documentación, Recorrido Generativo de Sentido, Lingüística, Semántica discursiva

Resumen

Se discuten los aspectos teóricos de la estructura narrativa de los documentos, utilizando la teoría del Recorrido Generativo de Sentido. En particular, se abordan las dificultades en la identificación del tema de los documentos (aboutness) a partir de la lingüística y la semántica discursiva de Propp, Saussure y Greimas, para mostrar cómo estos fundamentos poden mejorar los procesos de representación documental.

Biografía del autor/a

Gilberto Gomes Candido, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

Aluno de mestrado do programa de pós graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em Arquivologia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Marília. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Recuperação da Informação e Organização da Informação. Exerce ainda, atividades auxiliares interna e externa no Grupo de Pesquisa Análise Documentária.

Larrisa Mello Lima, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

Atualmente cursa o 5° semestre em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências. Câmpus de Marília. Possui bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq com o projeto intitulado “O percurso discursivo da Ciência da Informação por meio do estudo de periódicos da área”. É também integrante do grupo de Pesquisa “Análise Documentária.”

João Batista Ernesto de Moraes, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

Livre-Docente em Linguística e Documentação. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização da Informação; Análise Documental; Semântica Discursiva e Análise do Discurso. É parecerista "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da CAPES e do CNPq. Atualmente é Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp - Marília.

Publicado

2013-09-21

Cómo citar

Gomes Candido, G., Mello Lima, L., & Ernesto de Moraes, J. B. (2013). Aspectos teóricos del análisis de la estructura narrativa y su contribución a la organización del conocimiento. Scire: Representación Y organización Del Conocimiento, 19(2), 91–96. https://doi.org/10.54886/scire.v19i2.4072

Número

Sección

Estudios de caso, investigaciones en curso, artículos breves y comunicaciones