Relaciones teóricas de la organización del conocimiento con los enfoques de la catalogación de materias, indización y análisis de documentos: un análisis de dominio de la revista Scire (1995-2010)

Autores/as

  • José Augusto Guimarães Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco
  • Gustavo Meletti Ferreira Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v18i2.3971

Palabras clave:

Organización del conocimiento, Catalogación de materias, Indización, Análisis de documentos, Análisis de dominio, Scire

Resumen

Teniendo en cuenta la organización y representación del conocimiento como una orientación teórica apropiada por la Documentación para abordar el tratamiento temático de la información en una relación dialógica con otras corrientes como la catalogación de materias, indización y análisis de documentos, se procede a un análisis de dominio de la revista Scire (1995-2010) en lo que se refiere a la producción científica relativa a estas corrientes teóricas y a las interlocuciones existentes. La revista Scire demuestra ser un ámbito de relación entre ellas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Augusto Guimarães, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (1981), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) , doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994) e livre-docência em Análise documentária pela Universidade Estadual Paulista (2000). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Carlos III de Madrid (2008). Desde 2009 ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em Marília-SP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise documental, organização do conhecimento, epistemologia da Ciência da Informação, ética profissional em Ciência da Informação e documentação jurídica.

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando nos cursos de graduação em Biblioteconomia e em Gestão da Informação e no Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação.

Gustavo Meletti Ferreira, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Atualmente é aluno de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde foi representante discente. A Durante os anos de 2007 à 2010 foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participa do Grupo de Pesquisa em Estudos Métricos em Informação e atuou como voluntário no Projeto de Extensão Universitária: Inclusão Digital de alunos da UNATI - Marília. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia

Descargas

Publicado

2012-09-20

Cómo citar

Guimarães, J. A., Pinho, F. A., & Ferreira, G. M. (2012). Relaciones teóricas de la organización del conocimiento con los enfoques de la catalogación de materias, indización y análisis de documentos: un análisis de dominio de la revista Scire (1995-2010). Scire: Representación Y organización Del Conocimiento, 18(2), 31–41. https://doi.org/10.54886/scire.v18i2.3971

Número

Sección

Artículos